Pós-graduação em Doenças Tropicais (mestrado e doutorado)

O programa de pós-graduação em Doenças Tropicais (PPGDT) é o resultado de um esforço conjunto de diferentes gerações de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) que de forma direta ou indireta atuaram no Núcleo de Medicina Tropical da UFPA.

O Núcleo de Medicina Tropical (NMT) historicamente atua na formação de recursos humanos em termos de pós-graduação desde 1987 em cursos de especialização, culminando com a criação do programa de pós-graduação em doenças tropicais com curso de mestrado e doutorado reconhecidos pelo Ministério da Educação e Cultura e pela CAPES. As atividades do PPGDT focam o ensino e a pesquisa em bases patológicas, características clínicas, meios de prevenção e tratamento de diversas doenças tropicais prevalentes nessa região incluindo a malária, a leishmaniose, a hanseníase, a toxoplasmose, as micoses superficiais e profundas, febre amarela, dengue, hepatites virais e as viroses em geral, entre outras moléstias de ocorrência na Amazônia.

Para o êxito dessa atuação, contribui a competência científica do corpo docente em parceria com a de pesquisadores de importantes centros de pesquisas do Brasil e a existência de um Programa de Pós-graduação em Doenças Tropicais, que iniciou com atividades de aperfeiçoamento e especialização, posteriormente implantando o curso de mestrado e o curso de doutorado, atendendo a uma demanda reprimida na região.

O fortalecimento deste Programa de Pós-graduação conta com a interação da excelência de pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas envolvendo os pós-graduandos deste Programa em pesquisas nas áreas básicas através dos laboratórios de Neuroquímica, Imunogenética e Neurofisiologia visual. Também participa o Instituto de Ciências da Saúde através do Laboratório de Toxicologia da Faculdade de Farmácia.

Além dessa interação o Programa de Pós-graduação conta com a parceria de importantes Universidades e Institutos de Pesquisas do Brasil, tais como a Universidade de São Paulo, o Instituto Osvaldo Cruz e o Instituto Evandro Chagas. As parcerias vão desde a participação conjunta em projetos de pesquisa  à transferência de tecnologia.

O PPGDT tem como proposta central a qualificação de docentes e pesquisadores para atuação na área de doenças tropicais, com enfoque nas situações de saúde e nos sistemas de cuidado dos povos da Amazônia.

Nossos objetivos específicos são:

– Promover a qualificação de profissionais na área de saúde em nível de mestrado e doutorado em Doenças Tropicais, com visão interdisciplinar capaz de desenvolver políticas públicas de promoção da saúde com ênfase na vigilância à saúde, na perspectiva ampliada da clínica, do diagnóstico, do tratamento e da prevenção.
– Formar profissional compromissado com a pesquisa, a produção de conhecimentos e o fortalecimento das ações de saúde, em articulação com o Sistema Único de Saúde.
– Fomentar a interação dos discentes e docentes do programa com outros programas de pós-graduação e/ou de pesquisa nacionais e internacionais em áreas de interesse do PPGDT.
– Incentivar a integração da docência e da pesquisa aos serviços, na solução de problemas individuais e coletivos de saúde, peculiares à realidade amazônica.

O PPGDT tem 12 linhas de pesquisa sendo as seguintes de acordo com a área de concentração do PPGDT em clínica das doenças tropicais e patologia tropical. A área de concentração em clínica das doenças tropicais tem as seguintes linhas de pesquisa:

1- Doenças tropicais e doenças emergentes e re-emergentes na Amazônia.
2- Neuropatologia tropical.
3- Dermatologia Tropical.
4- DST/ AIDS.
5-Educação e promoção a saúde na Amazônia.

A área de concentração em Patologia Tropical tem as seguintes linhas de pesquisa:

1- Agentes e vetores de parasitoses de interesse médico e veterinário na Amazônia.
2- Biologia celular e molecular aplicada às doenças tropicais e patologias regionais.
3- Neoplasias e agentes infecciosos.
4- Ecotoxicologia e Saúde humana.
5- Imunopatologia das doenças tropicais.
6- Neurologia tropical.
7- Vírus e doenças virais de interesse Amazônico.

Neste sentido o programa está sendo conduzido de forma que o discente seja preparado nos seguintes objetivos:

a) Identificar e discutir as principais endemias brasileiras, principalmente as da Amazônia, usando literatura nacional e estrangeira;
b) Desenvolver habilidades para planejar, elaborar e executar projetos voltados para a realidade da região amazônica;
c) Desenvolver espírito crítico e com rigor nas publicações científicas atendendo às exigências dos periódicos mais qualificados na área;
d) Estimular a consciência do potencial discente para o trabalho em equipe na solução dos problemas de saúde regional, incluindo as populações tradicionais.

O Programa é desenvolvido em nível de Mestrado e Doutorado conferindo os graus de: Mestre e Doutor em Clínica de Doenças Tropicais para os alunos graduados em áreas clínicas da saúde. E os graus de mestre e doutor em Patologia Tropical para os alunos graduados em não clínicas da saúde, tais como: biomedicina, farmácia, bioquímica, odontologia, biologia, fisioterapia, medicina veterinária, saúde ocupacional, educação física. O curso de mestrado visa aprofundar o conhecimento profissional, desenvolver habilidades para docência e possibilitar a execução de pesquisa em doenças tropicais. O curso de doutorado visa ao desenvolvimento da habilidade para planejar e conduzir pesquisa inédita e autônoma na condução dos projetos na área de doenças tropicais e áreas afins.

DisciplinaProfessor
Altera‡ções endócrinas das doen‡ças infecciosasRosana Maria Feio Libonati Bebiano
Aspectos toxicológicos dos medicamentos utilizados no tratamento de doenç‡as tropicaisJosé‚ Luiz Fernandes Vieira
BioestatísticaManoel Aires