Mestrado Profissional em saúde na Amazônia

O NMT mantém também o Programa de Pós-graduação em Saúde na Amazônia (PPGSA) credenciado em nível de Mestrado  na CAPES e aprovado pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, CONSEP, conforme Resolução nº 4.428, de 22/08/2013.

O mestrado profissional em Saúde e Meio Ambiente visa oferecer qualificação Stricto sensu a profissional da saúde que estejam vinculados a programa de residência em saúde. Estará vinculado ao Núcleo de Medicina Tropical, que é uma unidade de integração da Universidade Federal do Pará (UFPA) destinada ao ensino de pós-graduação, pesquisa e extensão na área de Doenças Tropicais e demais temas de interesse amazônico.

O Curso é destinado exclusivamente para profissionais graduados em saúde, matriculados em programa de residência em saúde do Estado do Pará.  O Curso atende à demanda de profissionais em saúde, que estejam regularmente matriculados e desenvolvendo o segundo ano do programa de residência médica, que atuem com informação em unidades de saúde, serviços de saúde, hospitais, comunidades, enfim, espaços múltiplos em que haja necessidade de intervir para solucionar problemas, gerir a informação, técnicas e o conhecimento como atividade meio e atividade fim.

O perfil é formar Profissionais da saúde com conhecimento técnico, metodológico, científico e esclarecimento geral a respeito de problemas prevalentes na Amazônia, com a perspectiva da  organização social, meio ambiente e as alternativas de soluções; que lhe proporcionem habilidade ao exercício de atividades de gestão, ensino e da pesquisa, que sejam capazes de formular, planejar, desenvolver e avaliar atividades promotora de saúde.

Desenvolver atitudes de interesse pela pesquisa, a compreensão da dinâmica ambiental e o impacto causado pelos fatores epidemiológicos relativos às doenças tropicais, a correlação existente com outros fatores e a forma e medidas de combate ou de controle;

Profissionais com autonomia intelectual, com conhecimento das especificidades da saúde na região amazônica e geradores de conhecimentos e tecnologias de forma autônoma.

O Programa de Pós-graduação em Doenças Tropicais apresenta 02 linhas de pesquisa, todas elas pertinentes aos seus objetivos, e que se dividem de forma bem equilibrada entre duas áreas de concentração: Saúde e Meio Ambiente.

O Programa preocupa-se em aprimorar a sua produção científica, qualitativa e quantitativamente, assim como de consolidar a sua inserção no cenário científico nacional e internacional, inclusive com a inclusão de alunos ao doutorado sanduiche no exterior. Do mesmo modo, existe um grande compromisso com a formação de recursos humanos de qualidade para exercício de docência e pesquisa, bem como, do impacto social das atividades nele desenvolvidas, a exemplo do seu envolvimento com o Sistema Único de Saúde (SUS).

O Programa dispõe de infraestrutura para o seu pleno funcionamento, contando com laboratórios bem equipados, biblioteca, salas de aula e recursos de informática. Além disto, neste período o Programa tem sido contemplado com recursos para ampliação e melhoria das suas instalações (Pro-Infra).

O corpo docente tem formação diversificada, que se complementam de forma eficiente para a concretização dos objetivos expostos na proposta do programa e a maioria apresenta diversas publicações de impacto internacional, assim como participação em corpo editorial e de revisão de periódicos científicos importantes. A maior parte dos docentes atua junto a cursos de graduação e orientam alunos de iniciação científica.

Vale ressaltar que o Programa possui 38 alunos matriculados no mestrado, ao todo foram 19 qualificações e estão previstas 20 defesas no ano de 2015..

A Avaliação da CAPES destacou os itens abaixo como muito bom:

• Coerência, consistência, abrangência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e proposta curricular;
  • Planejamento do programa com vistas a seu desenvolvimento futuro, contemplando os desafios internacionais da área na produção do conhecimento, seus propósitos na melhor formação de seus alunos, suas metas quanto à inserção social mais rica dos seus egressos, conforme os parâmetros da área;
  • Infraestrutura para ensino, pesquisa e extensão.

O Mestrado Profissional em Saúde Amazônica tem como objetivo habilitar o título de Mestre em Saúde nas suas 2 linhas de pesquisa: Linha 1 – Estudo da Saúde de Concentração “Saúde e Meio Ambiente” e Linha 2 – Contexto Amazônico “Processo Saúde Adoecimento e seus determinantes”.

LISTA DOS DOCENTES DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE NA AMAZÔNIA

Coordenador- Prof. Marília Brasil Xavier
Vice-coordenador:  Profa. Rita Catarina Medeiros

Docente/Pesquisador Unidade e-mail’s